Blog: A crise financeira da USP em números

Em agosto de 2014, em meio à greve de docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes da Universidade de São Paulo, começamos a nos deparar com conteúdo massivamente compartilhado na internet e nas mídias sociais tratando da crise financeira e institucional que tem assolado a USP.

Vimos por aí muitos números e conjecturas sobre a situação orçamentária caótica da universidade, mas muito também se tem contestado esse conjunto de informações. Será que o número de alunos da universidade aumentou 95% desde 1989? Será que a crise financeira é devida a uma baixa arrecadação do ICMS pelo Estado de São Paulo e, consequentemente, por uma baixa no valor dos repasses do Tesouro do Estado à USP? Será que a expansão física da USP foi tão intensa nos últimos anos que não há mais dinheiro para pagar ninguém?

Vamos olhar esses dados mais de perto. A partir de agora, o blog Crise na USP irá divulgar as análises já publicadas no Facebook com a hashtag #DadosUSP e ampliará esse conteúdo com novas figuras e novas análises. Todo o material é elaborado a partir dos dados oficiais publicados pela própria USP, disponíveis ao público a partir dos links abaixo:

Anuários Estatísticos da USP

Portal da Transparência da USP

Departamento de Recursos Humanos da USP

Tudo o que fizemos foi coletar esses dados, organizá-los em planilhas, atualizar os valores monetários e elaborar figuras (gráficos) que sintetizem visualmente as informações em sua dimensão temporal, desde o final da década de 1980, quando a USP adquiriu sua autonomia financeira. Junto a todas as figuras, acrescentamos trechos analíticos que explicam o que cada uma delas apresenta, e quais são os destaques em nossa opinião.

Essa é nossa forma de contribuir ao debate sobre a crise da Universidade de São Paulo. Esperamos que, assim, a comunidade acadêmica e a população em geral sejam mais estimuladas a buscar informação, confrontar dados e fontes e construir opiniões mais fundamentadas sobre o que ocorre ao nosso redor. Além disso, este é um trabalho em andamento, por isso contamos com sua contribuição, seus comentários e sugestões!

Sejam bem-vindas/os!

2 comentários sobre “Blog: A crise financeira da USP em números

Deixe um comentário